Alunos da Famecos conquistam o segundo lugar no Prêmio Estadual de Jornalismo Ambiental

Reportagem aborda a fauna, a poluição e os desafios para a preservação do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre

Redação labJ

TEXTO: Felipe Silva Teixeira- Originalmente publicado em 27/11/2023 (Medium Lab J).

Card do Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental | Foto: Reprodução

A reportagem A natureza morta que reside no coração da cidade recebeu na quinta-feira (23) o segundo lugar no Prêmio Sema-Fepam de Jornalismo Ambiental 2023. Os alunos de jornalismo Fran B. Geyer, Pedro Stahnke e Theo Giacobbe foram reconhecidos a partir da reportagem que foi desenvolvida no Laboratório de Jornalismo Integrado da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos (Lab J).

A ideia foi abordar a vida que ainda existe em meio à poluição do Arroio Dilúvio, que cruza toda a extensão da Avenida Ipiranga e deságua no Guaíba. O texto trata de um paradoxo. Ao mesmo tempo que um estudo realizado em 2019 pelo Instituto do Meio Ambiente da PUCRS (IMA) aponta alto índice de coliformes fecais na água do arroio, um vídeo postado na internet evidencia a quantidade de peixes fisgados por pescadores no mesmo local.

“A premiação é muito importante para o laboratório por sinalizar que estamos no caminho certo na produção de reportagens de qualidade sobre temas relevantes e de grande interesse público”, avalia o professor Fabio Canatta, supervisor do Lab J. “A premiação também dá uma grande visibilidade à produção dos nossos estagiários e estagiárias, colocando na vitrine, ao lado de trabalhos de jornalistas profissionais consagrados”, acrescenta.