Jornalistas do Grupo RBS falam sobre comunicação em coberturas esportivas pelo mundo

Alice Bastos Neves, Lucianinho Périco e Tiago Cirqueira falaram sobre as coberturas de eventos esportivos

Felipe Teixeira

Por Felipe Silva Teixeira

Publicado originalmente em 20 de Fevereiro de 2024

A Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) organizou um encontro com os jornalistas Alice Bastos Neves, Lucianinho Périco e o Gerente executivo de esportes, Tiago Cirqueira, ambos do Grupo RBS. O evento ocorreu no auditório do Living (prédio 15).

O bate-papo, com mediação da decana da Famecos, Rosângela Florczak, e do professor Andrei Rossetto, começou com Tiago Cirqueira falando sobre a construção profissional como gestor do setor de esportes no Grupo RBS e destacando a versatilidade do jornalista moderno, que vai além das funções tradicionais da profissão. Alice Bastos Neves e Lucianinho Périco compartilharam suas trajetórias de carreira, os desafios e aprendizados ao longo do caminho. A dupla motivou calouros, alunos e os visitantes que estavam presentes.

A conversa também esclareceu as diferentes formas de comunicação multimídia para alcançar o público-alvo em diferentes plataformas e contextos, especialmente no Grupo RBS, que inclui televisão, rádio, jornais, revistas, portais online e redes sociais. Os convidados destacaram as transmissões ao vivo de eventos esportivos, recurso que permite ao público acompanhar os acontecimentos em tempo real, proporcionando uma experiência mais imersiva e emocionante com o evento acontecendo em qualquer parte do mundo.

Sobre a profissão de jornalista, os profissionais da RBS salientaram que, às vezes, é necessário improvisar em situações inesperadas. Alice usou como exemplo a entrada ao vivo na transmissão da Rádio Gaúcha da mãe do judoca Daniel Cargnin, durante as Olimpíadas de Tóquio, em 2021, logo após a conquista da medalha de bronze.

Por fim, Tiago Cirqueira falou sobre a relação entre esporte e entretenimento, que com o passar do tempo se tornou um grande modelo de negócio, capaz de atrair espectadores e gerar engajamento. Segundo o gerente executivo de esportes do Grupo RBS, esse modelo impacta a forma como as notícias são produzidas e consumidas, abrindo caminho para novas possibilidades narrativas.