“Deu 30 segundos que estava lá, já me deu vontade de chorar”, relata jornalista que cobriu as enchentes no Rio Grande do Sul.

Reportagem de Marco Charão

O jornalista Gustavo Gossen, da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, foi o convidado do terceiro episódio do LabJ Podcast, produção dos alunos e alunas do Laboratório de Jornalismo da Famecos, da PUCRS.

Gossen disse que durante a cobertura das enchentes selecionava os locais com o maior número de ocorrências, onde as pessoas mais necessitavam de ajuda. Nesse sentido, os ouvintes ajudavam bastante, indicando lugares onde a situação estava complicada. Para quem trabalha de madrugada, turno com equipe reduzida, essa era a alternativa para levar a informação de forma mais rápida à população, acrescenta Gustavo.

Na primeira vez que trabalhou na enchente, na madrugada de 4 de maio, Gustavo foi para o bairro Mathias Velho, em Canoas. “Deu 30 segundos que estava lá, já me deu vontade de chorar. Tu está trabalhando e ao mesmo tempo quer ajudar, ali tive que dar uma respirada, foi quando percebi o quão pesada estava a coisa”, relata o jornalista da Rádio Gaúcha. Na cidade da região metropolitana de Porto Alegre, Gossen gravou um vídeo que mostrava pessoas com os braços unidos, numa corrente humana, para puxar os barcos dos resgates. A imagem foi compartilhada para todo o país e, segundo Gustavo, foi o momento mais impactante de toda a sua carreira de jornalista.

Para Gossen, o que se leva de toda essa situação é a solidariedade das pessoas. Seja na produção de marmitas, nos abrigos ou nos resgates, desconhecidos se uniram para que a situação não fosse ainda pior. Por fim, Gustavo destacou a importância do rádio como veículo de comunicação. Dezenas de pessoas pediam que ele solicitasse resgates, por exemplo, além de doações de ferramentas, carregadores de celular e coletes salva-vidas para atuarem nos salvamentos.

Gustavo Gossen se formou em jornalismo pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS, em 2006, e hoje atua como editor e repórter na Rádio Gaúcha.