Brunna Colossi, do jornalismo diário ao entretenimento do MasBah! no SBT

“Trabalhar com entretenimento hoje faz com que eu me sinta mais eu mesma”, conta jornalista gaúcha

Perfil por Stéfani Cavalheiro Rodrigues

Foto: José de Jesus Teiga Júnior

Com grandes brincos vermelhos e uma jaqueta de couro igualmente carmim, a jornalista Brunna Colossi participou de uma conversa com alunos do curso de Jornalismo da PUCRS. A profissional compartilhou uma trajetória marcada por desafios e conquistas.

Natural de Alecrim, no noroeste gaúcho, ela tem se destacado no mercado televisivo do estado. Formada pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Brunna começou sua carreira na RBS TV, onde atuou como repórter e apresentadora da previsão do tempo.

Ao longo de sua jornada, Brunna morou em oito cidades gaúchas, incluindo Santo Ângelo, Santa Rosa, Caxias do Sul e Porto Alegre. Desde fevereiro de 2020, Brunna comanda o programa de entretenimento “MasBah!”, no SBT RS.

Sair do jornalismo diário para a área de variedades foi uma mudança que, segundo ela, trouxe uma nova dimensão à sua carreira. Durante a palestra, a jornalista destacou como a transição para o entretenimento permitiu que ela se sentisse mais autêntica.

“Trabalhar com entretenimento hoje faz com que eu me sinta mais eu mesma”, afirmou. Além disso, ela mencionou a liberdade de expressão através da moda como um dos aspectos mais gratificantes do novo formato. “Uma das coisas que mais gosto é poder usar roupas com mais personalidade”, disse Brunna, ressaltando a importância de poder imprimir seu estilo pessoal no trabalho.

Antes de sua atual posição, Brunna teve a oportunidade de liderar projetos significativos na RBS TV, incluindo a Caravana de Verão do JA. Este projeto, segundo Brunna, foi uma das melhores experiências da sua carreira. “A Caravana foi o maior presente que já ganhei dentro da RBS TV. Foi um projeto que me encheu de amor porque, além de conhecer lugares diferentes, estava me aproximando das pessoas”, relembrou.

A Caravana permitiu que a gaúcha viajasse por todo o estado, conhecendo diferentes culturas e histórias, e fortalecendo o vínculo com seu público. A experiência na Caravana também foi fundamental para o crescimento profissional de Brunna. Ela explicou como o projeto a ajudou a desenvolver habilidades essenciais, como lidar com improviso e gerenciar situações complexas.

“A Caravana contribuiu demais, porque é um desafio. Me sinto muito mais segura para fazer o meu trabalho”, afirmou, descrevendo como esta primeira experiência a revelou o entretenimento como um desejo a ser realizado.

Assim que terminou de apresentar uma segunda Caravana, a de Verão, que percorreu o litoral gaúcho, ela desligou-se da emissora e assumiu o comando da atração de final de semana do SBT.

No entanto, a pandemia mudou completamente a rotina das gravações. Apenas duas semanas depois de assumir o novo cargo publicamente, as restrições da Covid-19 obrigaram o Brasil a viver de uma forma diferente.

Com certa emoção ao relembrar o período e relacioná-lo com as enchentes ocorridas no mês de maio, Brunna aproveitou para lembrar aos estudantes que, acima de tudo, jornalistas que trabalham no entretenimento ainda são jornalistas. A apresentadora compartilhou trechos de sua participação na cobertura do desastre que assolou o estado, bem como a alternativa de mostrar boas iniciativas na atração dominical.

Por fim, com emoção, Brunna e seus grandes brincos vermelhos e jaqueta carmim deixaram o prédio da Famecos lembrando aos jovens estudantes que a oportunidade só bate à porta daqueles que vão atrás. Como demonstrou durante toda sua palestra, ela agarrou cada oportunidade que teve e contou aos alunos que a produção de seu programa costuma ser porta de entrada para jovens bacharelandos de jornalismo que desejam ingressar no SBT-RS.

Este perfil foi desenvolvido para a disciplina de Jornalismo Especializado, do curso de jornalismo, sob a supervisão da professora Paula Sperb.