Famecos inaugura novos espaços no saguão do prédio 7

Luciana Weber

Reprodução/Eduardo Seidl

A Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS, a Famecos, inaugurou hoje os novos espaços no saguão do prédio 7. Entre os ambientes estão a Sala da Indústria Criativa, uma sala Freezone, um estúdio de podcast, um espaço gourmet e áreas adicionais para estudo e convivência, todos projetados para apoiar e estimular a interação acadêmica dos cerca de 1.200 estudantes da Escola.

O evento, que começou às 11 horas da manhã, foi apresentado pela aluna Gabrielly Camargo, do curso de Jornalismo, e pelo aluno Daniel Bordin, da Publicidade e Propaganda. Gabrielly ressaltou na abertura que a Famecos celebrava “mais uma iniciativa que materializa o compromisso da PUCRS em ser uma nova universidade para uma nova sociedade”.

Logo após, a decana da Famecos, Rosângela Florczak, falou sobre o evento e os novos espaços. Em entrevista ao Lab J, Rosângela ressaltou a necessidade de inovar e de fazer a diferença, apresentando uma Escola que tem papel central na geração de impacto na cidade, no Estado e no País. Em seguida, o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, disse que as mudanças têm o objetivo de proporcionar a melhor educação em comunicação, artes e design do País, conectando a formação acadêmica à indústria criativa. O reitor desejou, ainda, que “a Famecos siga formando novos líderes”. Em seguida, foi a vez do Padre Gustavo Hass abençoar a cerimônia.

Para finalizar o evento, os apresentadores convidaram professores, estudantes, parceiros estratégicos e demais integrantes da comunidade universitária para acompanhar a exposição “Onde antes habitava vida”, da aluna do curso do Jornalismo Brenda Andrade.

Reprodução/Eduardo Seidl

O ensaio fotográfico documenta a tragédia e serve como uma forma de reflexão e memória para que o impacto dessa enchente não seja esquecido. “Através do fotojornalismo, da arte, da fotografia, do que quer que seja, alguém foi impactado por esse ensaio em algum lugar. Alguém vai olhar e lembrar, porque é preciso lembrar para que não se repita”, relata a aluna.