Lab J entrevista o candidato Carlos Alan (PRTB)

Programa “De Frente com o J” integra a cobertura eleitoral do laboratório

Andrei dos Santos Rossetto

Reportagem de Pedro Pereira

Foto / Pedro Pereira

O Laboratório de Jornalismo Integrado da Famecos (Lab J) gravou nesta terça-feira (17) a quinta entrevista do programa De Frente com o J, série de sabatinas com os candidatos à prefeitura de Porto Alegre produzida por alunos e alunas do laboratório. O candidato Carlos Alan (PRTB) foi entrevistado por Lucas Azeredo, estudante de jornalismo e estagiário no Lab J.

Questionado sobre a implantação do uso de apostilas nas escolas, carro-chefe de suas propostas para a educação, o empresário defendeu a Educação à Distância (EAD): “Hoje o EAD é uma realidade, onde hoje nós temos cursos superiores basicamente 100% EAD, ou seja, não tem como nós fecharmos os olhos para essa realidade e não buscar essa implementação também no ensino fundamental e médio dentro das nossas escolas”, afirmou o candidato do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro.

Carlos Alan também defendeu mudanças no sistema educacional da capital: “Uma das coisas que para nós é fundamental, que a gente viu, que boas experiências, por exemplo, que infelizmente o governo federal está agindo contra, é a escola cívico-militar. […] Toda escola que tem um viés militar e religioso, existe uma proficiência muito positiva por parte desses alunos”, completou.

A entrevista completa com Carlos Alan vai ao ar a partir do dia 23 de setembro, no canal do Youtube do LabJ. Na quinta-feira (19), a estudante de jornalismo Luciana Weber entrevista a candidata Maria do Rosário (PT). O único candidato que informou que não comparecerá é o atual prefeito Sebastião Melo (MDB).

A série de entrevistas faz parte da cobertura eleitoral do Lab J, que também produz o LabJ Podcast: Especial Eleições, uma reportagem semanal para o site e o Giro Eleitoral, além do Quem São, série de vídeos para o Instagram do LabJ com uma breve biografia dos oito candidatos à Prefeitura de Porto Alegre. A produção é dos alunos Felipe Teixeira, Gustavo Fontella e Rudá Portanova.

As reportagens semanais aprofundam algum tema do processo eleitoral. Até o momento, quatro já foram publicadas no site do laboratório. Na primeira, Marco Charão conversou com o cientista político Augusto Oliveira sobre a diversidade de gênero e raça nas candidaturas no RS. Na segunda, Luciana Weber e Maria Heloísa Pinzetta explicaram o funcionamento das pesquisas eleitorais. Na terceira, Lucas Azeredo apresentou o aumento significativo no número de candidaturas coletivas para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A quarta, de Maria Heloísa Pinzetta, foi publicada no dia 16 de setembro e abordou a importância do cálculo eleitoral para a eleição de vereadores.

Além disso, Rudá Portanova, Lucas Azeredo e Pedro Pereira acompanharam o debate promovido em conjunto por portal Terra, Porto Alegre 24 Horas e Rádio Acústica no dia 8 de setembro, no auditório do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). No Instagram, a cobertura continua com o Giro Eleitoral, postado às segundas-feiras. O conteúdo atualiza o público sobre os eventos da semana relacionados às eleições de Porto Alegre. As postagens são produzidas pela aluna Gabrielly Camargo e pelos alunos Pedro Pereira e Matheus Degrazia.

No Lab J Podcast: Especial Eleições estudantes conversam com especialistas de diversas áreas, abordando temas relacionados às eleições municipais. No terceiro episódio, Nethely Oliveira e Gabrielle Orezko falaram com Mauren Xavier, jornalista formada pela Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos) e editora de política do jornal Correio do Povo. O Lab J Podcast: Especial Eleições é produzido por Gabrielle Orezko, Gustavo Fontella, Nethely Oliveira, Pedro Pereira e Tiago Dariano.