Meio Ambiente: as propostas dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre

Enchente de Maio trouxe assunto para o centro do debate

Fernanda Nascimento

Por Luciana Weber e Nicole Ribeiro

Foto: Cristina Beck/CMPA

As chuvas marcaram o último ano no Rio Grande do Sul e o que mais se viu foram ruas e avenidas alagadas. Maio marcou o ano de 2024 e, recentemente, setembro também teve chuvas  intensas – só no dia 26 foram 61 milímetros. Na véspera do primeiro turno das eleições municipais, o tema das mudanças climáticas segue em pauta na propaganda eleitoral e no debate entre os candidatos. 

O Laboratório de Jornalismo (Lab J) analisou os planos de governo dos candidatos e apresenta as principais promessas de campanha de cada candidato para a área de meio ambiente. 

Sebastião Melo (MDB)

Candidato à reeleição, Sebastião Melo dedica boa parte das 27 páginas de seu plano de governo para destacar os feitos realizados em sua gestão. O atual prefeito enfatiza principalmente as ações tomadas pela prefeitura no pós-enchente, incluindo o resgate e acolhimento de moradores das áreas mais afetadas, medidas habitacionais e de socorro financeiro. Segundo monitoramento do G1, sobre as gestões dos prefeitos de cada capital brasileira, Melo apresentou apenas uma proposta ambiental em 2020 e cumpriu parcialmente. O candidato ainda afirma ter destinado mais de R$ 800 milhões em ações em seis eixos, entre eles a reconstrução de equipamentos públicos destruídos pelas chuvas e uma série de medidas tributárias.

Maria do Rosário (PT)

A deputada federal Maria do Rosário (PT) é uma das principais candidatas à prefeitura de Porto Alegre nas eleições de 2024. Em seu plano de governo, intitulado “POAção”, ela aborda a questão climática de maneira central. Nas 57 páginas do documento, Maria critica o que considera “negacionismo e imobilismo” em relação às mudanças climáticas, destacando os impactos dessas posturas na gestão pública. A deputada reconhece as mudanças climáticas como uma “realidade” e propõe a adoção de medidas de mitigação, adaptação, proteção e recuperação. Entre suas propostas, está a modernização do sistema de contenção de enchentes e a implementação de “cidades-esponja”, que utilizam soluções baseadas na natureza para gerenciar águas pluviais. 

Juliana Brizola (PDT)

A candidata Juliana Brizola propõe uma série de medidas para modernizar a infraestrutura de proteção contra enchentes, melhorar a drenagem urbana e implementar sistemas avançados de monitoramento e alerta. Brizola enfatiza a importância da adaptação às mudanças climáticas e da resiliência urbana, propondo soluções que integram tecnologia, planejamento urbano e participação comunitária. O plano inclui a recuperação e modernização do sistema de proteção contra enchentes, a implementação de um sistema integrado de monitoramento e alerta, e a atualização do Plano Diretor de Drenagem Urbana. Além disso, a candidata propõe o fortalecimento do DMAE e a adoção de uma estratégia metropolitana para enfrentar as mudanças climáticas. 

Felipe Camozzato (NOVO)

O candidato do partido Novo, Felipe Camozzato, destaca a necessidade de restaurar a confiança dos cidadãos em morar e investir na cidade. Em seu plano, ele analisa as causas das enchentes, enfatizando a importância de uma manutenção adequada do sistema de drenagem e proteção contra cheias, que se mostrou insuficiente durante as chuvas de maio de 2024. Camozzato propõe um diagnóstico detalhado das falhas na infraestrutura existente, como os problemas nos diques e nas bombas de drenagem. Ele sugere a modernização do sistema de proteção, alinhando-se a boas práticas internacionais para prevenir inundações. O plano inclui o reforço das redes de drenagem, investimentos em macro e microdrenagem, e a dragagem dos arroios da cidade, financiados pela concessão do DMAE.

Luciano do MLB (UP)

Luciano do MLB, candidato à prefeitura de Porto Alegre nas eleições de 2024, apresenta em seu plano de governo a questão ambiental como uma prioridade, criticando as políticas neoliberais das administrações anteriores e propondo uma abordagem mais focada na classe trabalhadora e na preservação do meio ambiente. O candidato destaca a vulnerabilidade de Porto Alegre perante as enchentes, ilhas de calor e períodos de seca, enfatizando os impactos das mudanças climáticas na população, especialmente nas camadas mais pobres. Luciano critica o sucateamento de departamentos municipais e a falta de investimentos no sistema de prevenção de enchentes, que resultaram em graves consequências durante as enchentes de maio de 2024.

Carlos Alan (PRTB)

O candidato do PRTB à prefeitura de Porto Alegre, Carlos Alan, apresenta um plano de governo quanto a área do Meio Ambiente. Suas propostas focam em sustentabilidade, bem-estar animal, agricultura familiar e gestão de resíduos. 

Cesar Pontes (PCO)

O candidato do PCO à prefeitura de Porto Alegre, Cesar Pontes, apresenta um plano de governo focado na infraestrutura básica da cidade. O candidato diz que estas medidas visam garantir que o governo possa fornecer serviços básicos à população, sem a interferência de interesses privados. Embora não haja propostas específicas para a área ambiental, suas ideias têm implicações para o meio ambiente urbano e a gestão de recursos.

Fabiane Sanguiné (PSTU)

A candidata do PSTU, Fabiane Sanguiné, apresenta em sua proposta de governo a necessidade de uma transição urgente para energias renováveis. Ressalta que apesar de muitas dessas decisões não sejam tomadas a nível municipal, é fundamental discutir esses temas na campanha para conscientizar sobre a impossibilidade de construir uma “cidade sustentável” sem questionar o modelo de produção e acumulação capitalista.

Arte: Elaborado a partir de informações dos planos de governo dos candidatos (Fernanda Nascimento e Luciana Weber)