“Em Farrapos: A Vida Depois da Enchente” Conquista Grand Prix no 37° SET Indústria Criativa

A vitória da reportagem no 37° SET Indústria Criativa destaca o poder do jornalismo em dar voz a quem mais precisa, revelando histórias de resiliência e superação em tempos de crise.

Andrei dos Santos Rossetto

Reprodução/ Andrei Rossetto


Por Gustavo Fontella:

A reportagem “Em Farrapos: A Vida Depois da Enchente”, produzida por alunos de jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos/PUCRS, conquistou o Prêmio SET Indústria Criativa na categoria jornalismo em vídeo e foi laureada com o Grand Prix, uma distinção especial concedida a trabalhos com média de avaliação superior a 9,5, segundo um júri de especialistas da indústria criativa. A produção aborda as dificuldades enfrentadas por moradores da Vila Farrapos, uma comunidade profundamente afetada pelas enchentes de maio de 2024, destacando a resiliência dos moradores. 

Os alunos Felipe Silva Teixeira, Fernanda Feltes, Gustavo Fontella e Pedro Stahnke se dedicaram a retratar as experiências de quem passou pela tragédia. A reportagem inclui depoimento de moradores, mostrando os desafios de reconstruir suas vidas após a destruição, além de destacar o descaso do poder público com a comunidade. 

O professor Fábio Canatta, que orientou os alunos durante a produção da reportagem na disciplina de telejornalismo do curso de jornalismo da PUCRS destacou o empenho da equipe: “A conquista é resultado da fórmula perfeita: uma excelente pauta; estudantes com um olhar crítico e empático; um grupo engajado, disposto e dedicado a fazer bom jornalismo. Daí é sucesso!”

A vitória de “Em Farrapos: A Vida Depois da Enchente” reforça a relevância do jornalismo na promoção de mudanças sociais. O trabalho não apenas recebeu prêmios, mas também destacou as vozes de uma comunidade que viveu uma experiência traumática e devastadora.