Liderança Rosa, por trás das câmeras do projeto

Saiba mais sobre o desenvolvimento e o processo criativo do programa

Andrei dos Santos Rossetto

Reportagem de Maria Heloisa Pinzetta

No primeiro semestre deste ano, alunas do curso de jornalismo desenvolveram em aula o programa Liderança Rosa, exibido na Band RS durante o mês de outubro, como campanha para o Outubro Rosa. O programa propõe uma conversa com mulheres que possuem ligação, direta ou indireta, com o câncer de mama e que ocupam cargos de liderança ou são empreendedoras. Mas como esse projeto de aula se tornou um programa de televisão?

Primeiro passo: sala de aula

A ideia do projeto surgiu em sala de aula, na disciplina de Gestão de Projetos na Indústria Criativa, mais especificamente, no conteúdo de metodologias ágeis (Scrum, Kanban, Project Model Canvas). As colegas do grupo mal se conheciam. Debatiam ideias, planejavam e faziam rascunhos apenas em aula. “A gente sempre ia nas aulas, sempre alterava o que a professora recomendava”, comenta Raquel Bonini, uma das integrantes do grupo. O resultado final foi apresentado para a turma e para a professora Denise Pagnussatt, que viu potencial no projeto e incentivou o grupo a apresentar a ideia para a emissora de televisão. 

Segundo passo: contato com a Band RS

Três reuniões foram realizadas com a empresa. Na primeira, o grupo apresentou o projeto, com algumas alterações para se adaptar ao objetivo do encontro: mostrar porque o Liderança Rosa deveria ter o apoio e ser veiculado na Band. Raquel conta que “teve muita pesquisa que a gente realmente se dedicou para entender o mercado, entender se aquele projeto faz sentido e se ele tinha uma viabilidade”. No segundo encontro, foi definida a data da gravação (23/09), período do dia e as repórteres da emissora que iriam auxiliar na apresentação.

Terceiro passo: produção

Assim que a Band confirmou o Liderança Rosa na grade de programação, faltando aproximadamente duas semanas para as gravações, começaram os preparativos. As alunas iniciaram o contato com as fontes para ajustar a agenda do programa, a produção de conteúdo para as redes sociais e a formulação de um mini roteiro, com informações das entrevistadas e possíveis perguntas.

O dia da gravação

A última reunião de alinhamento aconteceu no dia 23 de setembro, pela manhã. Logo após, a Band montou as câmeras, a iluminação e o sistema de som na sala da Indústria Criativa, localizada no saguão do prédio 7, da Famecos.

As convidadas chegaram a partir das 13h. As meninas do Liderança Rosa explicavam a sistemática da entrevista e os assuntos que seriam abordados. Os detalhes também eram passados com a repórter da Band que colaboraria na apresentação. A gravação dos episódios foi até às 17h. “Aprender na prática com empresas que já são consolidadas no mercado nos passa segurança, aprendizados e experiências’”, conta Mariana Gomes.

Pós-programa

A Band RS ficou responsável pela edição, exibição e divulgação do programa. Durante todos os sábados de outubro, às 8 horas da manhã, um episódio foi ao ar no canal da Band RS na TV aberta. Os 4 programas estão disponíveis no Youtube da emissora. 

A médica Beatriz Amaral foi a entrevistada do primeiro programa, exibido dia 05 de outubro. No programa do dia 12 de outubro, a convidada foi a consultora e mentora de imagem pessoal, Michelle Manfroi. A consultora de RH, Amanda Mafissoni, foi a convidada do terceiro episódio, dia 19 de outubro. No quarto e último programa, dia 26 de outubro, a entrevistada foi a diretora do Colégio Leonardo Da Vinci, Márcia Andréia.

As alunas também foram convidadas pela professora Denise para apresentar o projeto para as turmas da disciplina, desde o planejamento inicial, até a apresentação para a Band RS.