Banda Toró encerra a primeira edição do projeto Ressoa Música

Grupo de rock se apresenta na próxima segunda-feira, 11, no saguão da Famecos

Fernanda Nascimento

Por Rudá Portanova e Amanda Steimetz 

O projeto Ressoa Música encerra sua primeira edição em grande estilo: um show da banda Toró vai agitar o saguão da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS, na próxima segunda-feira (11). A apresentação do grupo que mistura rock alternativo com música tradicional brasileira será às 18h30 e tem entrada franca. 

A banda encara a participação no Ressoa como uma grande oportunidade e classifica o projeto como uma “baita iniciativa”. Com um repertório eclético, o grupo espera transmitir a energia do Toró. “É importante a nossa participação em eventos como esse, pois a nossa música atinge pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar da Toró”, disse Lucas Lacerda, guitarrista e saxofonista da banda. 

Apresentações do Ressoa acontecem desde agosto

O Ressoa é um projeto musical encabeçado pelo professor da Famecos Raul Krebs e criado com a participação de estudantes, técnicos administrativos e professores da universidade. O projeto tem integrantes do RS Música, Hub da Indústria Criativa da Famecos e do Instituto de Cultura da PUCRS. “O Ressoa surgiu porque queríamos ter um projeto musical na Famecos. A escola precisava de algo envolvendo arte e o Ressoa está ligado exatamente na prática de fazer arte”, conta Raul. 

 Inicialmente, a ideia era envolver apenas estudantes da PUCRS no projeto. Mas com as divulgações do Instituto de Cultura e RS Música, a iniciativa se expandiu para artistas de Porto Alegre e Região Metropolitana. Raul relembra que em duas semanas o edital contou com 156 artistas inscritos.   

Ao longo do evento, três apresentações foram realizadas nos palcos do Ressoa. Cantando músicas da consagrada Rita Lee e clássicos da MPB, quem realizou o show de abertura foi a artista Izmália. O segundo a enriquecer os ouvidos das mais de 80 pessoas que presenciaram o show, foi o rapper e rei do slam, DKG Dequilograma. A dupla Belle Montini e Gustavo Virissmo também se apresentou nos palcos da Famecos. Para o rapper DKG Dequilograma, participar do festival foi uma experiência muito agradável, podendo abrir novas possibilidades em um futuro próximo na sua carreira. “Realizar meu trabalho com equipamentos de qualidade, com repercussão em podcast que fiz com os guris e fotos que divulgam a minha música foi muito especial. É importante demais estar em um festival como o Ressoa Música”, afirmou DKG.  

Na análise de Raul, o evento também é importante em um momento no qual a escola lança um novo curso de graduação: Produção Artística e Cultural. “O Ressoa está ligado à arte e era isso que precisávamos, uma prática artística cultural que representasse o novo curso”, disse.