PUCRS homenageia Wolton com título de Doutor Honoris Causa 

Evento com presença da Reitoria condecorou o sociólogo com a mais alta distinção dada pela universidade.

Fábio Canatta

Por Anita Ávila

Créditos: Giordano Toldo

Na manhã desta sexta-feira (6), a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) concedeu o título “Doutor Honoris Causa” ao sociólogo francês Dominique Wolton. A indicação feita pela Escola de Comunicação, Artes e Design destaca a trajetória e a produção do pesquisador nas áreas da comunicação, política e sociedade. 

O título “Doutor Honoris Causa” é uma honraria concedida a pessoas que se destacam e contribuem de forma significativa para a humanidade. Em tradução literal, significa “por causa de honra”. “Esta solenidade é a mais alta distinção concedida pela universidade a uma autoridade acadêmica, como reconhecimento de seus méritos”, declarou Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS. 

A homenagem foi conduzida pelo professor Juremir Machado, coordenador do programa de pós-graduação e um grande amigo do francês. Juremir iniciou a cerimônia relembrando o início de sua relação com o sociólogo e como Dominique Wolton humaniza seus princípios e suas ideias. “Dominique Wolton é um pensador de ideias claras, límpidas e corajosas”, afirmou.

A cerimônia também foi marcada pelo lançamento de dois livros seus no Brasil: Pensar a Incomunicação e Brasil: do País do Futuro às Comunicações do Presente. Wolton publicou mais de 30 livros, entre eles “Informar não é comunicar” e “Comunicar é negociar”. Ambos analisam a incomunicação e a comunicação entre os homens, com estudos antropológicos e sociológicos. O evento se encerrou com a sessão de autógrafos dos livros recém-publicados, que estavam à venda no local.