Alunos da Famecos lançam vaquinha para custear produção de filme autoral

Curta-metragem produzido por formandos do curso de Produção Audiovisual 2025/1 está marcado para estrear dia 2 de julho na Cinemateca Capitólio

Lucas Polidori Azeredo

(Vídeo de anúncio do projeto. Divulgação/Espaço Filmes)

“Sempre surgem eventuais desafios, porque se não existisse não seria um projeto universitário”, diz Stela Bittencourt, diretora de produção do filme “Espaço Filmes”. O projeto é um curta-metragem de conclusão de curso dos alunos do curso de Produção Audiovisual 2025/1 da Famecos e que, para bancar os custos da produção, lançou um financiamento coletivo. “Rapidamente, esse projeto se tornou coletivo, envolvendo nosso grupo de 15 formandos, que vêm trabalhando na produção desse filme desde agosto de 2024”, comenta a diretora de produção.

A história do curta, de drama, se passa em 2025 e acompanha Mariana, uma jovem de 28 anos com personalidade forte que vive sozinha. Ela se vê diante da tarefa de manter viva a locadora de filmes que herdou de seus falecidos pais, um espaço repleto de histórias e afetos, em falência. Enquanto enfrenta a inevitável passagem do tempo e a mudança das coisas ao seu redor, como a transformação da mídia analógica para a digital, Mariana precisa aceitar que o passado faz parte de quem ela é e que visitá-lo pode ser a chave para seguir em frente.

Para tirar o filme do papel, o grupo precisa de R$6.000,00 até o dia 16 de abril. Até o momento de publicação da reportagem, o total arrecadado foi de 1.730 reais. O dinheiro será usado para cobrir custos de locação, equipamentos e transporte, remunerar o elenco envolvido, viabilizar figurino, arte e outros elementos essenciais para a estética do filme e possibilitar a pós-produção, incluindo edição, som e finalização. O curta está sendo financiado exclusivamente pela equipe, que, além de dedicar os próprios recursos, precisa dedicar tempo para fazer todas as etapas do filme. Como estímulo para o apoio financeiro, a produção do “Espaço Filmes” oferece recompensas dependendo do valor investido, partindo de um simples crédito a brindes físicos como adesivos, bottons, bonés ou até mesmo uma cópia física do filme, exclusiva àqueles que doarem R$1.000,00 ou mais.

“Estamos agora em período de pré-produção, que é uma das etapas mais desafiadoras e essenciais de um filme, porque é nela que viabilizamos os aspectos técnicos para que o lado criativo possa se desenvolver”, explica Stela. As filmagens acontecerão nos dias 15 e 16 de abril em Porto Alegre. Bittencourt diz que a vaquinha é para “viabilizar os custos de produção, oferecendo não apenas a oportunidade de contribuir, mas também brindes e produtos exclusivos para os apoiadores. O valor arrecadado será destinado a cobrir despesas essenciais do filme, como alimentação da equipe, remuneração dos atores, aquisição de itens de arte e muito mais”.

(Divisão de gastos do orçamento do filme. Divulgação/Espaço Filmes)

Para Ícaro Iserhard, diretor do filme, o curta-metragem tem um gosto especial. O roteiro foi inspirado na história de seus pais em Ijuí, onde abriram, em 1995, no centro da cidade, uma pequena locadora de VHS chamada Val Filmes. “Embora o filme não seja uma representação literal da história dos meus pais, ele surgiu inspirado nessa vivência que eles tiveram. Assim como o meu pai, a gente tinha a ideia de criar uma locadora especial, onde a seleção de filmes fosse uma extensão de quem eram os seus donos. Acho que é muito importante trazer esses elementos pessoais para tornar os roteiros mais humanos”, diz Ícaro.

O filme também terá um caráter experimental na parte da técnica de filmagem, pois, segundo o diretor, “enquanto acompanhamos essa personagem solitária no presente, também somos levados para o seu passado, em 2005, quando os seus pais ainda eram vivos e registravam os momentos em família dentro da locadora com uma handycam. Então, serão cenas gravadas com uma câmera da época em fitas Mini DV, para inspirar toda a nostalgia dos anos 2000”. “Mais do que um filme sobre as locadoras e o amor pela sétima arte, é uma reflexão sobre o luto, os ciclo da vida e a beleza melancólica de, simplesmente, seguir em frente. Os finais fazem parte da nossa jornada, mas há algo de eterno na memória, no registro das nossas histórias, algo que nunca se apaga. E o cinema tem essa característica do registro, de imortalizar nossos laços”, comenta Ícaro.

“Espaço Filmes” está previsto para estrear dia 2 de julho na Cinemateca Capitólio. Os envolvidos no filme são:

Elenco:
Eduarda Bento
Jessé Oliveira
Bruno Krieger
Janaína Barbosa
Chloé Edelstein Vontobel

Equipe Técnica:
Roteiro: Ícaro Iserhard e Gustavo Boesing
Direção: Ícaro Iserhard
1ª Assistente de Direção: Ariadne Grings
2ª Assistente de Direção: Eduarda Becker
Continuísta: Mauro Pelisoli Júnior

Direção de Produção: Stela Bittencourt Rodrigues
Produção Executiva: Stela Bittencourt Rodrigues
1º Assistente de Produção: João Pedro Barcellos
2º Assistente de Produção: Gabriello Alvarez

Direção de Fotografia: Gustavo Boesing
1º Assistente de Câmera e Operador de Câmera: Franco Goya
2ª Assistente de Câmera: Júlia Dorigon
Logger: Yasmin Batista

Direção de Arte: Duane Felice Paz
Produção de Arte: Ana Paula Hauck, Isadora Fisch e Nicolas Genz
Design: Mariana Gonzalez

Técnico de som: Matheus Campos
Microfonista: Lucas Neves
1ª Assistente de som direto: Clara Petró
Desenho de Som e Mixagem: Clara Petró, Lucas Neves e Matheus Campos

Fotografia Still: Laura Gomes de Araujo

Montagem: Ícaro Iserhard
1ª Assistente de Montagem: Isabela Lo Pumo Fischer

Coordenadores:
Daniela Israel
Helena Stigger
Fabiano de Souza

A página do financiamento coletivo do filme está no site Catarse. Para acompanhar a produção do curta-metragem, siga o filme no Instagram no @espacofilmes.curta!