Estudantes da Famecos são destaque no Intercom Sul 2024

Alunos de Design e Jornalismo ganham premiação na categoria “Embalagem” e “Documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão”

Gabrielly Camargo

Reprodução/ Toda trabalhada

Estudantes de Design e Jornalismo da Famecos tiveram seus trabalhos premiados no Intercom Sul 2024. O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação reuniu de forma online alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área, durante os dias 18, 19 e 20 de julho. As universitárias de Design Júlia Riveiro, Marie Noda e Schar Queiroz ganharam o prêmio na categoria Embalagem com orientação da professora Cláudia Nichetti. Os graduandos de jornalismo Fabiane Cunha (líder), Carolina Reverbel, Elian Salazar, Leonardo Radde, Leonardo Sonda, Lucas Brzezinski, Marcelo Stodolni e Messias Fortes na categoria documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão.

“Toda trabalhada: quando Matheus vira Gabi” é um documentário com a drag queen Gabi Granada, que tem como objetivo contar a história por trás da persona criada por Matheus Wathier. O trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Projeto em Jornalismo Integrado, e orientado pelos professores Andrei Rosseto, Deivison Campos, Tercio School e Flávia Quadros. A ideia surgiu da aluna Fabiane Cunha, que comenta ser um tema que já tinha interesse em trabalhar.

O trabalho consiste em um site com galeria de fotos, textos e o documentário que foi publicado também no YouTube. Matheus Wathier retrata sua trajetória como homem gay que cresceu no interior do Rio Grande do Sul e se encontra em Porto Alegre com a personagem Gabi Granada. A idealizadora Fabiane conta que o conceito de dividir o documentário em duas partes, no início a história do Matheus e depois a trajetória como Gabi Granada, surgiu a partir da conversa com o artista. “Como se fossem duas pessoas diferentes, mas que ao mesmo tempo se complementam. Então a gente tentou fazer isso, assim, né? De pegar uma personagem criada por alguém, mas tratar como se fosse uma pessoa diferente”.

A aluna Fabiane Cunha ressalta a importância do prêmio para a sua carreira. “Ver o quanto a gente pôde, de certa forma, ressignificar toda uma história de luta através desse documentário, é gratificante, e também transformador. Obviamente não vamos conseguir mudar o mundo com o único trabalho, mas só o fato de ganharmos um prêmio com a visibilidade que tem o Intercom, Expocom já mostra que a comunicação está mais aberta a esse tipo de trabalho. É uma satisfação enorme para mim e eu digo também em nome de todo o grupo, porque todo mundo trabalhou incansavelmente, às vezes a gente virava dia e noite editando vídeo, editando foto, fazendo site. Eu criei um site do zero e ver o resultado de todo esse esforço, sendo recompensado com um grande prêmio, é de uma gratificação enorme. A gente não esperava, realmente. A gente nunca espera, né? Quando vimos que era o nosso trabalho, que estava ali como ganhador, foi um prazer enorme. Esse prêmio, significa provavelmente, um divisor de águas na minha futura carreira, né?” declara a futura jornalista.