Lab J entrevista a candidata Fabiana Sanguiné (PSTU)

Programa “De Frente com o J” integra a cobertura eleitoral do laboratório

Fernanda Nascimento

Por: Tiago Dariano

(Reprodução: Pedro Pereira)

A candidata do PSTU à prefeitura de Porto Alegre, Fabiana Sanguiné, foi a entrevistada de hoje (12) do Laboratório de Jornalismo Integrado da Famecos (Lab J). Com a condução do estudante de jornalismo Rudá Portanova, Fabiana falou sobre temas como democracia, acesso à educação e cultura, além de privatizações.

Fabiana defende o protagonismo do Estado e questionada quanto às privatizações, a candidata comentou: “a gente, assumindo a prefeitura, revogaria todas as parcerias e privatizações”. Quanto à qualidade de ensino, Fabiana afirmou: “vivemos, no Brasil, uma situação de apartheid no ensino. Cada vez é maior o fosso da desigualdade daqueles que têm dinheiro e de quem não. Quem não tem recurso para pagar um ensino privado, depende da escola pública que está cada vez mais precária.”

A entrevista completa com Fabiana Sanguiné vai ao ar a partir do dia 23 de setembro, no canal do Youtube do LabJ. Na próxima semana, os estudantes vão entrevistar Carlos Alan (PRTB) e Maria do Rosário (PT). O único candidato que informou que não comparecerá é o atual prefeito Sebastião Melo (MDB).

Essa série de entrevistas faz parte da cobertura eleitoral do LabJ. Além do “De Frente com o J”, o laboratório está produzindo o “LabJ Podcast: Especial Eleições”, o “Giro Eleitoral”, o “Quem São” e uma reportagem semanal.

O “Quem São”, já em publicação no Instagram do LabJ, é uma série de vídeos apresentados os oitos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre. Cada vídeo traz uma breve biografia de cada candidato. O projeto é produzido pelos alunos Felipe Teixeira, Gustavo Fontella e Rudá Portanova.

Toda sexta-feira, o LabJ publica uma reportagem no site do LabJ com foco em algum tópico do processo eleitoral de uma forma mais ampla. Duas reportagens já foram produzidas. Na primeira, Marco Charão, conversou com o cientista político Augusto Oliveira sobre a diversidade de gênero e raça nas candidaturas no RS. Na segunda, Luciana Weber e Maria Heloísa Pinzetta explicam o funcionamento das pesquisas eleitorais.

No Instagram, a cobertura continua com o “Giro Eleitoral”, postado todas as segundas-feiras, que atualiza o público sobre os eventos da semana relacionados às eleições de Porto Alegre. As postagens são produzidas pelos alunos Gabrielly Camargo, Pedro Pereira e Matheus Degrazia.

Por fim, o “Lab J Podcast: Especial Eleições” traz discussões mais aprofundadas sobre o processo eleitoral. Neste podcast, os alunos conversam com especialistas de diversas áreas, abordando temas relacionados às eleições municipais de Porto Alegre. O primeiro episódio já está disponível no Spotify do Lab J, com a participação de Augusto Oliveira, cientista político e professor da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O podcast é produzido pelos alunos Gabrielle Orezko, Gustavo Fontella, Nethely Oliveira, Pedro Pereira e Tiago Dariano.