Lab J lança documentário sobre a experiência de jornalistas gaúchos na ditadura civil-militar

Elmar Bones, Rafael Guimaraens e Carlos Bastos contam sobre a violência, censura e atrocidades contra jornalistas gaúchos na época

Fábio Canatta

Por Luciana Weber e Eduarda Wisniewski

O Laboratório de Jornalismo Integrado da Famecos, o Lab J, lançou nesta quarta-feira (17), o documentário ISSO NÃO PODE! AS MEMÓRIAS DA IMPRENSA GAÚCHA NA DITADURA. As estudantes Eduarda Wisniewski e Luciana Weber resgatam as experiências de três jornalistas que ocuparam diferentes posições na imprensa gaúcha durante um período de censura, autocensura e violência.

Projeto audiovisual do Laboratório de Jornalismo da Famecos narra também a história de um dos principais periódicos jornalístico do RS no combate à Ditadura Militar no Brasil

Os jornalistas Carlos Bastos, Elmar Bones e Rafael Guimaraens contam como foi viver e fazer jornalismo num cenário de tantos desafios. Suas histórias oferecem uma perspectiva sobre a luta pela liberdade de expressão e os bastidores do trabalho da imprensa naquele período, em especial, do Coojornal. A cobertura crítica ao regime levou alguns dos seus jornalistas à prisão. “Eu vi caras torturados, não vi torturarem, mas vi torturados”, lembra Elmar sobre o período que passou preso. O historiador e militante histórico pelos direitos humanos Jair Krischke também foi entrevistado pelas alunas.

A produção – que marca os 60 anos do golpe militar no Brasil – iniciou em abril deste ano, foi paralisada durante as enchentes de maio, para então ser finalizada neste mês de julho. Para o professor Fábio Canatta, um dos supervisores do projeto, a experiência “ofereceu um aprendizado gigantesco para os alunos por dois motivos em especial: produzir uma narrativa mais longa – que nem sempre tá no horizonte de consumo dos jovens – e sobre um tema fundamental nesse momento histórico, de combate à desinformação e reafirmação dos valores democráticos”.

Eduarda Wisniewski ressalta que o documentário é fruto de um grande trabalho, de muito estudo, pesquisa e aprofundamento sobre um tema que, de certo modo, afetou a todos. “Para mim, que participei intensamente de todas as etapas desse projeto, me sinto muito feliz e orgulhosa em poder mostrar esse trabalho, que com certeza celebra a importância do nosso jornalismo nos dias de hoje.” Luciana Weber destacou também a importância e o aprendizado fruto do contato com personagens da imprensa na época. “Realizar as entrevistas e explorar esse episódio sombrio da nossa história foi extremamente enriquecedor. Fazer parte deste projeto tão relevante é motivo de grande satisfação.”

O documentário foi lançado no Youtube do Lab J. Para assistir também ao teaser desse projeto acesse o link abaixo: