Porque o Gaúcho da Geral é o novo secretário dos Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul

O deputado assume a pasta do governo de Eduardo Leite (PSDB), que estava desde março de 2023 nas mãos do ex-goleiro Danrlei de Deus (PSD).

Lucas Polidori Azeredo

(Divulgação/Secretaria de Esportes e Lazer RS)

Na última quinta-feira (17), o deputado estadual Gaúcho da Geral (PSD) foi empossado como novo secretário do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul. A decisão do governador Eduardo Leite (PSDB) chamou a atenção, uma vez que a pasta é um tema especial no Estado e o desconhecimento popular da trajetória do novo secretário, além do peso que carrega por conta do nome folclórico.

Quem é Gaúcho da Geral?

“Gaúcho da Geral” é a alcunha escolhida por Juliano Franczak para representá-lo nas urnas. O deputado ficou famoso entre a torcida organizada do tricolor, a Geral do Grêmio, por ir pilchado e com uma bandeira do Rio Grande do Sul aos jogos do clube. Produtor rural e membro do movimento tradicionalista, ingressou no mundo da política em 2016. Candidatou-se a vereador de Novo Hamburgo, sua cidade natal, porém ficou como suplente. Em 2018, Gaúcho da Geral foi eleito deputado estadual pelo PSD, conquistando 43 mil votos e recebendo ao menos um voto em 493 dos 497 municípios do estado. No pleito seguinte, de 2022, foi reeleito com quase 33 mil votos.

Logo após ser empossado na Assembleia, Juliano afirmou, para a coluna de Kelly Matos em GZH, que “não seria um novo Jardel”. O ídolo gremista foi eleito deputado estadual em 2014 também aproveitando-se de seu histórico com a torcida tricolor, porém teve o mandato cassado por denúncias de corrupção. Na mesma entrevista, Franczak disse que iria levantar três bandeiras como político: a agricultura familiar, a tradição gaúcha e o esporte.

Participação como deputado

Durante seus anos na Assembleia Legislativa, apresentou 17 projetos, sendo quatro deles sendo sancionados. Do total, quatro eram da temática do esporte: Programa Futebol para Todos, Futebol Sem Censura, Cultura de Arquibancada RS e uma proposta de liberação de bebidas alcoólicas em estádios e arenas. Nenhum projeto contempla, nominalmente, outros esportes e/ou atividades de lazer sem ser o futebol.

Veja abaixo a lista de projetos apresentados pelo deputado estadual Gaúcho da Geral (PSD):

(Reprodução/Lucas Azeredo)

Juliano Franczak é um participante assíduo das reuniões da Assembleia do estado. Participou de 527 das 582 sessões realizadas entre janeiro de 2019 e setembro de 2024, período de seus dois mandatos. Isso equivale a uma taxa de presença de 90,5%. Mas, em setembro de 2022, o deputado se ausentou de 10 das 11 sessões do mês em um dos momentos mais críticos da sua campanha à reeleição: o Mês Farroupilha. Essa não foi a primeira vez que o Gaúcho da Geral aproveitou das suas ligações com o tradicionalismo gaúcho para fazer seu nome na política.

Em 2019, já no cargo, Juliano fez uma série de viagens para o interior do estado, visitando CTGs e consulados de torcedores do Grêmio. No seu canal do YouTube, publicou vídeos sobre suas visitas, recheadas de churrasco, chimarrão e futebol. Passou por Araricá, Passo Fundo, Arroio do Sal, São José do Norte e Canguçu, além de eventos como a Expointer e o acendimento da Chama Crioula. O curioso? O deputado não fala uma só vez nos vídeos. Apenas imagens sem som do lugar que visitou e de pessoas tirando foto ou pedindo autógrafos. Segundo o próprio Gaúcho da Geral, ele já rodou mais de 200 mil quilômetros em estradas gaúchas, visitando 270 municípios. Contudo, sua base eleitoral ainda é em Novo Hamburgo.

Posse como secretário estadual

Após Danrlei de Deus retornar ao seu cargo como deputado federal em Brasília, Eduardo Leite prezou por manter a secretaria do Esporte e Lazer “em casa”. Escolheu Juliano Franczak, justamente um apadrinhado político do ex-goleiro, muito conectados pelo Grêmio, e colegas de partido. Ambos são do Partido Social Democrático, o PSD, que é da coligação que ajudou a reeleger Leite em 2022. Nas redes sociais, o governador falou que o Gaúcho da Geral “passa a liderar uma nova etapa na área do esporte”. Em suas primeiras palavras como secretário, disse que o esporte “é um instrumento fundamental de transformação social e vou seguir com o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas ao esporte, ao lazer e ao bem-estar dos gaúchos”. Dimas Costa, também do PSD, assume o lugar de Franczak na Assembleia Legislativa como suplente.