Primeira edição do Festival Universitário de Cinema e Audiovisual abre suas portas

Primeiro dia contou com bate-papo com o cineasta Marcos Kligman sobre “Cinema de Guerrilha”.

Lucas Polidori Azeredo

(Reprodução/Lucas Azeredo)

O Festival Universitário de Cinema e Audiovisual (Fuca) fez sua estreia hoje (7) na Famecos. O evento está na sua primeira edição e é desenvolvido por alunos de Produção Audiovisual em conjunto com a Escola de Comunicação, Artes e Design e o Instituto de Cultura da PUCRS. Com palestras e mostra de produções audiovisuais, o evento propõe o diálogo entre universitários de todo o Brasil.

Criado para comemorar os 20 anos do curso de Produção Audiovisual na Famecos, o festival terá um bate-papo especial com Jorge Furtado, diretor portoalegrense de “Ilha das Flores”, “O Homem que Copiava”, entre outros sucessos.

Os alunos, não só os que cursam Produção Audiovisual, poderão aprender e trocar experiências com profissionais que estão há anos no mercado e em sets de filmagem. O Fuca também tem uma sessão especial de cinema para escolas convidadas, o “Fuquinha”.

(Reprodução/Lucas Azeredo)

Pela manhã, o diretor Marcos Kligman fez uma palestra sobre “Cinema de Guerrilha”, isto é,  o cinema feito superando obstáculos e desafiando a falta de recursos, adaptando-se ao ambiente. “A galera acha que guerrilha é gincana. Guerrilha é resiliência”, afirma Kligman.

O momento também contou com algumas dicas para os alunos que querem fazer participar da execução de um filme por trás das câmeras. Antes de um bom diretor, roteirista e elenco, sempre existe uma equipe técnica que faz o trabalho pesado de produção para colocar o projeto nos trilhos. “Não gere demanda, gere soluções”, recomendou o cineasta.

Marcos Kligman também é o professor responsável pelo curso Jovem Produtor Audiovisual, que ensina sobre todas as áreas que envolvem o cinema e financia, com apoio da Lei Paulo Gustavo, a realização de curtas dos estudantes do curso. “Ideia é a coisa mais barata que tem. Ideias são todas boas”, disse o diretor.

Durante o período da tarde, o festival fará a exibição dos filmes universitários que irão competir na premiação. A seleção foi feita pela comissão avaliadora do evento. Entre os escolhidos, o curta-metragem de ficção “Eu te ouço” e o piloto de série “Freteiros”, ambos produzidos por alunos da PUCRS. Na sexta-feira (8), no saguão da Famecos às 19h, ocorrerá a cerimônia de entrega dos prêmios para os melhores filmes universitários da primeira edição do festival. Acesse a programação e acompanhe os outros eventos do Fuca!