Projeto balneabilidade e as classificações das praias gaúchas

Luciana Weber

Publicado originalmente em 1 de Fevereiro de 2024

Divulgação/ Luiz Chaves, Palácio Piratini

A coleta e a análise são realizadas pela Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit) e pela Divisão de Laboratórios (Dilab), com coordenação do Departamento de Qualidade Ambiental (DQA), monitorado em colaboração com Corsan e Sanep. Todas as semanas, o projeto submete à análise no laboratório da fundação, em Porto Alegre, água coletada em 91 pontos em todo o estado.

Os pontos considerados próprios variam entre as classificações “excelente”, “muito Bom” e “Satisfatório”, seguindo as resoluções 274/2000 e 357/2005 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente). O último relatório, divulgado em 26 de janeiro, destaca que as cidades com os índices “excelentes” são: Viamão, Mostardas, Tavares, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Arroio do Sal.

Segue abaixo a lista das praias mais limpas do RS:

Dilvulgação/ Lab J

Os três primeiros lugares no ranking são do Parque do Itapuã, em Viamão, uma Unidade de Conservação de Proteção Integral para preservação de recursos naturais. Outro destaque é o balneário Mostardense, em Mostardas, conhecido por praias desertas, dunas e faróis. A maioria das praias no ranking é de água doce, lagos e rios como os pontos em Mostardas, Viamão e Tavares, às margens da Lagoa dos Patos. As exceções são as praias de água salgada, como São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Rondinha, em Arroio do Sal.

As praias impróprias para banho são identificadas pelos altos níveis da bactéria Escherichia Coli nas análises. Se, em um conjunto de cinco amostras, pelo menos duas apresentarem níveis acima de 800 NMP/100 ml, a praia é considerada imprópria para banho.

Segue abaixo a lista das praias impróprias para banho:

Divulgação/Lab J

Entre as praias citadas, a Praia da Cal, em Torres, apresenta a maior concentração de banhistas e é uma das mais famosas do RS. As praias de água doce incluem Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Dom Pedrito e Rio Pardo. Já os pontos de água salgada ficam em Santa Vitória do Palmar, praia da Barra do Chuí, e em Imbé, praias de Mariluz e Rainha do Mar, perto da antiga Colônia de Férias Banrisul, demolida em 2022.