Estudo mapeia cenário da Economia Criativa de Porto Alegre

Parceria entre a prefeitura e universidades busca compreender as necessidades do setor

Fernanda Nascimento

Texto: Lucas Azeredo

(Reprodução/Pedro Pereira)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDET) lançou a pesquisa “POA+Criativa”, organizada pelo Comitê Municipal de Economia Criativa, em colaboração com a PUCRS, Feevale e Unisenac. O resultado vai ser usado para identificar demandas, possíveis mudanças de estratégia e aprimorar a capacitação de profissionais dentro da esfera da Economia Criativa.

A Economia Criativa é um campo multifacetado. Ela engloba uma grande variedade de áreas, como Artes, Mídia, Entretenimento, Moda, Design, Tecnologia, Gastronomia, entre outros. O principal foco é catalisar a união entre a criatividade e os negócios, que muitas vezes são compreendidos, erroneamente, como temas separados, para fomentar o crescimento do setor.

“A intenção, na verdade, com essa pesquisa é compreender os empreendedores, compreender o pessoal que trabalha na área de economia criativa em Porto Alegre, qual é a necessidade de capacitação, de desenvolvimento, de estudos para melhorar dentro dos setores aqui no município”, diz o professor da PUCRS e pesquisador da Indústria Criativa, Cristiano Max. Os dados coletados vão ser usados pela SMDET para orientar a proposição de políticas públicas e soluções para os problemas apontados. 

“A gente tem, dentro da Secretaria, uma Coordenação de Economia Criativa, um programa que trabalha por eixos. Um desses eixos específicos é o eixo de qualificação. Dentro do eixo de qualificação, nós temos diversos públicos, tanto o empreendedor criativo quanto o jovem que está ingressando no mercado”, comenta Joana Braga, coordenadora da Economia Criativa dentro da Secretaria. “A pesquisa é muito também sobre isso. Sobre pautar política pública de qualidade e também assessorar entidades que trabalham com educação para que possam fazer um trabalho alinhado, no sentido de a gente empreender e gerar talentos que possam ficar no território”, conclui Joana.

O podcast O que é Economia Criativa? Um bate-papo sobre pesquisa, indústria e inspiração já está no ar e conta sobre o campo e a pesquisa.