Ressoa Música divulga bandas selecionadas para apresentações na PUCRS

Felipe Teixeira

Os projetos selecionados para a realização de apresentações musicais no Projeto Ressoa foram divulgados. O cantor DKG Dekilograma, a dupla Belle Mottini e Gustavo Virissimo e o grupo Toró foram escolhidos para se apresentar no saguão da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, na PUCRS, entre setembro e novembro. Os artistas receberão um cachê, além de um kit de mídia contendo fotos, reels e gravação de podcast produzidos pelos laboratórios experimentais da Famecos.

O Projeto Ressoa é uma iniciativa cultural voltada para a divulgação de talentos musicais da capital gaúcha e arredores, oferecendo um espaço para apresentações mensais. A iniciativa foi lançada em agosto e é desenvolvida por meio do Hub da Indústria Criativa Famecos e do Instituto de Cultura da PUCRS.

Além de promover o intercâmbio cultural dentro da universidade, o projeto visa fortalecer a cena musical local, proporcionando aos artistas selecionados visibilidade e oportunidades de crescimento. “A gente ressoa muita coisa. Começamos com a música, mas para o futuro, queremos espalhar esse projeto para outras expressões da cultura, como poesia, dança, pintura, artes plásticas e esculturas”, disse Raul Krebs, professor da Escola de Comunicação Artes e Design da PUCRS.

A escolha dos artistas aconteceu a partir de um edital aberto para artistas de Porto Alegre e Região Metropolitana. “Tivemos 156 inscrições. Muito acima do que a gente esperava. Visamos promover bandas que estão no início de carreira e também usamos o critério de promover uma grande diversidade de gêneros e estilos”, completou Raul.

Conheça as bandas selecionadas e as data de apresentação

DKG Dekilograma (09/09): cantor, compositor, escritor, produtor cultural e musical, beatmaker, poeta slamer, e MC. Integrante da Universal Zulu Nation e CIA Pesada do Improviso. DKG é curador do programa HipHop TVE. Atua como diretor da casa de Hip-Hop Galpão Cultural e presidente da Nação Hip-Hop Brasil RS. Conquistou 130 batalhas de rima e 38 slams.

Belle Mottini e Gustavo Virissimo (21/10): O duo teve início em 2022, através do curso de Música Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Já se apresentaram em bares de Porto Alegre; em projetos como Jazzenhando, em Novo Hamburgo; e em festivais no RS, como a Moenda da Canção, em Santo Antônio da Patrulha, e Vozes Contemporâneas, em Palmeira das Missões.

Toró (11/11): A Toró é uma banda formada em 2019 e composta por sete musicistas de Porto Alegre e região metropolitana, que trabalham para unir diferentes influências ligadas ao rock alternativo, questões sociais emergentes brasileiras em suas composições. O grupo lançou seu primeiro single “Bicho” em 2023 e vem se apresentando em rádios, casas de shows e bares em Porto Alegre e na região metropolitana.