Tecnopuc Experience: evento promove debates no campo da tecnologia e inovação 

Lab J acompanhou as palestras e conduziu a apresentação de podcast do evento

Fernanda Nascimento

Por David Ferreira, Amanda Steimetz e Pedro Pereira

Reprodução: Júlia Dorigon

O 7º Tecnopuc Experience da PUCRS aconteceu hoje (3) e o Laboratório de Jornalismo (Lab J) acompanhou o evento, com cobertura das palestras e apresentação de podcasts. Aberto ao público, o Experience reuniu especialistas, empreendedores e estudantes para discutir as últimas tendências em tecnologia e inovação. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo palestras, workshops, e demonstrações da tecnologia aplicada no ambiente de trabalho.  

A Inteligência Artificial (IA) foi o foco de várias exposições, com diferentes enfoques, como oportunidades de carreiras e utilização de hardwares de processamento de dados, por exemplo. Pela manhã, a abertura ocorreu com a AI Experience, uma exposição de projetos onde as empresas Toradex, Isul Tecnologia, Berro Motion, DB Server apresentaram experiências e oficinas sobre a aplicação da IA na sociedade. Os participantes puderam explorar como a tecnologia pode ser utilizada para otimizar processos e novas soluções.  

Uma das palestras aconteceu em parceria com o SET da Indústria Criativa da Famecos. A mesa “IA e Criatividade: O impacto da tecnologia nos setores criativos” contou com CEO da Cultural Maps, Aline Barbosa, o professor da PUCRS Cristiano Max, o sócio da Forno FX Pedro Marques e o diretor-geral de inovação da SICT, Sandro Kirst. Durante o bate-papo, todos concordaram que a inteligência artificial auxilia na atuação de atividades. “A inteligência não sabe tocar o outro, criar emoção. A IA não tem trauma de infância, ela nem tem o feeling do que pode dar errado… As pessoas que tiverem a habilidade e saberem usar ao seu favor, vamos estar à frente do mercado” ressaltou Aline. 

A transformação do ecossistema urbano foi o tema discutido por Ana Clarissa Matte Zanardo, Cesar Paz, Aline Souza Couto e Maira Petrini na palestra “Inovação Social: Pesquisa e Prática”. Eles apresentaram o projeto ObservaRS que visa a criação de observatórios em diversas cidades brasileiras, incluindo a capital gaúcha, e Pacto Alegre, para fomentar o empreendedorismo em áreas periféricas. “Transformar um ambiente é muito complexo, desde a projeção geográfica até o resgate da esperança de um lugar melhor aos que ali vivem”, destacou Ana Clarissa. “Transformar um ambiente é muito complexo, desde a projeção geográfica, até o resgate da esperança de um lugar melhor aos que ali moram.” complementou Cesar. 

Em colaboração com o evento, estudantes do Lab J participaram da apresentação do podcast “Inovação em foco: Conversas no Tecnopuc Experience”, conteúdo em áudio e vídeo produzido pelo Tecnopuc no estúdio da Prohub. O conteúdo foi exibido exclusivamente ao longo do evento e será publicado no canal do YouTube do Tecnopuc.