“Maffeso-Filme” explora a Inteligência Artificial para contar a história de Michel Maffesoli

Curta-metragem será lançado na próxima semana e foi classificado por Maffesoli como “très bon”

Gabrielly Camargo

Reprodução/ Maffeso-Filme

Resultado de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da PUCRS, o curta-metragem experimental “Maffeso-filme” conta a história do sociólogo francês Michel Maffesoli através de vídeo criado com ajuda da inteligência artificial. A estreia da obra acompanha a comemoração de 80 anos do sociólogo, junto com o 16° Seminário Internacional de Comunicação (SEICOM) em que  Maffesoli é homenageado e quando acontece também o lançamento de um dicionário em sua homenagem.  

Maffesoli assistiu o curta-metragem em primeira mão na sua comemoração de 80 anos, na Universidade da Sorbonne, em Paris, na França. Em e-mail a professora do PPGCom e ex-orientanda do sociólogo, Cristiane Freitas Gutfreind, ele classificou o filme como “très bon”. 

Depois que a ideia saiu do papel, o projeto foi produzido em dois meses de muito trabalho. O filme interpreta visualmente ideias de obras do sociólogo e conta com muitas referências e charadas do mesmo. “Por passar em um seminário de homenagem aos 80 anos, que reúne muitos dos ex-orientandos dele, não poderiam ser literais, ficaria chato, aí fizemos as charadas” explica o professor diretor do projeto, Roberto Tietzmann. Um exemplo das charadas, é que o sociólogo gosta da imagem de caveiras, elas não têm para ele algo de assustador. Esta ideia foi utilizada no filme com a geração de várias caveiras estéticas representando o conceito “Tempo das tribos” e com o som de um surdo e uma cuíca tocando na trilha. “Pra marcar esse diálogo entre culturas, misturar os símbolos, afinal os realizadores são brasileiros” completa o professor.  

O filme experimental conta com a criação conceitual dos professores Cristiane e Tietzmann. A equipe foi composta por alunos, desde o ensino médio até a pós-graduação, além dos professores e pesquisadores. A gravata borboleta foi o símbolo escolhido para ser o fio condutor da história e ilustra o estilo sempre elegante de Maffesoli. “Tem uns desenhos da Disney que a sininho passa voando e as coisas se animam, a gravata vai percorrer Paris, percorrer as ideias dele e passando por quase todas as cenas criando a animação” descreve Tietzmann ao falar de suas inspirações.  

Reprodução/ Maffeso-Filme

A participação dos alunos no filme aparece também em conteúdo visual. A trilha sonora tem em sua composição criações do aluno do curso de Produção Audiovisual da Famecos Matheus Campos, articuladas com a trilha gerada a partir da inteligência artificial. Tietzmann pontua que “a IA cria muito bem música de clima, mas quando quer algo mais pontual, algo exato, ela não consegue chegar no resultado”. Os alunos do curso de Design da Famecos participaram na criação das ilustrações que representam o sociólogo.  

Com duração de aproximadamente 7 minutos, o curta-metragem conta com 12 cenas que mesclam imagens geradas por IA, vídeos, fotografias e ilustrações, cada uma com uma solução estética própria. No total foram usadas mais de dez plataformas de inteligência artificial “às vezes tem a ideia de que uma IA resolve tudo, mas a gente viu que precisa ligar uma na outra, fazer imagem em uma, animação em outra, um pedaço em cada, juntando elas pro melhor resultado” encerra Tietzmann.  

Reprodução/ Maffeso Filme

Quem é Michel Maffesoli?

Maffesoli tem 80 anos, é doutor em Ciências Humanas e Sociais e em Sociologia na Universidade de Grenoble, na França. E, também doutor honoris causa da PUCRS. Sociólogo francês e um dos maiores especialistas mundiais em pós-modernidade, Maffesoli tem estudos dedicados à compreensão do imaginário contemporâneo a partir da filosofia fenomenológica e da sociologia compreensiva. O francês produziu mais de 30 livros voltados para a definição dos paradigmas da pós-modernidade.  O tempo das tribos é uma de suas obras mais conhecidas.  

Reprodução/ Giordano Toldo PUCRS